Esta coleção de manuais para treinamento de bombeiros foi publicada no mesmo ano que aprovou a Lei do Sistema Nacional de Proteção Civil, que dá especial ênfase à o valor da formação para formar uma resposta autêntica, abrangente e sistémica da sociedade a emergências e catástrofes. Esta norma visa estabelecer os pilares básicos de ação para superar definitivamente antigos modelos de cuidado e eventual alívio de as calamidades. Uma delas é a formação adequada de todos os componentes do serviços públicos que intervêm em todas as fases da emergência, entre os quais reconhece o lugar principal que os bombeiros ocupam e sempre ocuparam. A formação possibilita a médio e longo prazo as intervenções dos múltiplos serviços que compõem no complexo sistema de proteção civil são feitos com a qualidade e eficiência que exigem expectativas dos cidadãos. É um trabalho ambicioso que agora se apresenta e que está alinhado com o objetivo legal anterior. Eu te disse. É uma grande satisfação para mim reconhecê-lo e elogiá-lo e por isso agradeço TRAGSA e CEIS Guadalajara a oportunidade que me dão de fazê-lo neste prólogo.
Incêndios de todos os tipos constituem um dos riscos mais devastadores para a sociedade em todos os tempos e, claro, no atual. A necessidade de mitigar os seus efeitos tem sido ligada à origem das políticas públicas de proteção ao cidadão, que inicialmente repousavam principalmente nos corpos de bombeiros como instrumento essencial para realizá-los. Eles têm utilizou durante dois séculos técnicas adaptadas ao desenvolvimento das Administrações Públicas e corporativas e sempre confiaram na tecnologia disponível. O seu “talento profissional” é complexo e mutável e, portanto, exige cada vez mais contribuições de ciência e tecnologia e, essencialmente, uma transferência permanente de conhecimento de uma geração para outra. Esta edição responde a esta ambição, que quero salientar com essas palavras curtas.
Nestes manuais, os bombeiros contam com uma edição criteriosa com conteúdos que afetam toda a sua profissão, inclusive aquelas relacionadas à manutenção física e à prevenção de emergências. agências, tão necessárias no exercício muitas vezes arriscado das suas funções. E o preparação da gestão intermédia, tantas vezes adiada, tem um manual específico um guia confiável para o seu treinamento. Técnica e didaticamente, o nível apresentado por estes manuais é muito notável e contribuirá, sem dúvida, para a convergência da formação desses corpos, tão espalhados no passado. Este tipo de iniciativas contribui para a consolidação dação do Sistema Nacional de Proteção Civil.
0 Comentários: