Apresentar um livro como esta edição do Manual do Bombeiro é uma honra especial para mim. Durante muitos anos, todos os profissionais envolvidos em emergências falaram do "manual basco". Foi o livro de referência para os futuros bombeiros e também uma ajuda para toda a comunidade profissional.
Este "livro de cabeceira" foi publicado pela Direcção de Emergência do Governo Basco, onde tenho orgulho de trabalhar há muitos anos. Em minha extensa carreira profissional, pude ver como o "manual basco" era respeitado por todos.
Este novo manual carrega a essência do anterior, mas vai muito além. Responde às necessidades do século 21. E como Diretor da Academia Arkauta, estou satisfeito com o trabalho que todos fizemos. Uma Academia que tem um prestígio reconhecido na criação da Ertzaintza, está se movendo em direção à formação abrangente em segurança e emergências. E é neste último campo que, em tempo recorde, conseguimos levar a cabo um projeto há muito esperado: ter um Manual dos Bombeiros atualizado e altamente técnico, para uma profissão cada vez mais complexa e tecnificada, que deve responder às exigências e exigências de uma sociedade face ao risco. O papel unificador da Academia deve ser destacado. A própria estrutura dos Bombeiros dependente de Câmaras Municipais, Conselhos Provinciais e Consórcios torna essencial um esforço constante e intenso na articulação de responsabilidades e esforços comuns.
Este manual é o resultado de um esforço conjunto, no qual tivemos a colaboração e cooperação de todos os Bombeiros do País Basco: Bombeiros de Bilbao, Vitoria Gasteiz, Donostia San Sebastián, Bizkaia, Gipuzkoa e Araba, bem como membros dos Serviços de Emergência do Governo Basco e especialistas comprovados. E o que é mais importante, quero destacar o empenho dos autores que participaram abnegadamente para dar o melhor de si, seu conhecimento e experiência a todo o coletivo. Estamos confiantes de que lhe ofereceremos um trabalho de alta qualidade. Esperamos que gostem.
0 Comentários: