O objectivo central deste volume do Manual de Formação Inicial do Bombeiro é contribuir para a qualificação das equipas de socorro que intervêm em acidentes, nomeadamente em ambiente rodoviário, de modo a conseguir que uma vítima de encarceramento chegue ao hospital nas mesmas ou melhores condições do que aquelas em que se encontrava quando a equipa de socorro iniciou o seu trabalho.
Num país, como Portugal, marcado por elevadas taxas de mortalidade em acidentes rodoviários, o esforço de formação dos intervenientes na cadeia de socorro, constitui uma missão de grande relevância cívica e civilizacional. Este volume identifica regras de actuação e descreve procedimentos que devem ser assumidos como referenciais para o êxito dos bombeiros numa operação de salvamento e desencarceramento.
A expectativa da Escola Nacional de Bombeiros é que esta edição seja utilizada como instrumento orientador para o treino sistematizado em todas as unidades de bombeiros, no pressuposto de que as técnicas de desencarceramento exercitam-se numa lógica de formação contínua, tendo em vista a plena capacitação operacional dos elementos integrados nas equipas de socorro.
0 Comentários: