Salvamento em Altura - CSAlt

No Volume 1 da nossa Apostila de Salvamento em Altura fizemos uma abordagem inicial da matéria onde focamos nossa atenção na adaptação em altura e no primeiro contato com as técnicas utilizadas nesse tipo de salvamento. Assim, o desenvolvimento dos aspectos psicológicos e físicos foi o destaque. Vencer a fobia de estar fora da “Cota Zero” e demonstrar condições de se salvar através das rotas de fuga foram o clímax da matéria.

 Neste volume, o segundo, aprenderemos como tracionar e tensionar corretamente um cabo aéreo, regras de segurança utilizadas, tipos de ancoragens entre outros. Será abordado também o resgate de vítimas pela técnica do Rapel e iniciaremos a escalada “guiando”. 

 Sobre os aspectos de segurança, importamos as regras apresentadas no primeiro volume, uma vez que têm que ser literalmente digeridas por nossos cérebros para tentarmos reduzir os riscos de acidentes próximo do zero.

Enfim, a missão precípua do bombeiro é salvar vidas e bens. Por isso, o desenvolvimento diuturno de técnicas e táticas que facilitem esse árduo trabalho deve ser nosso ideal constante. Com a nova conjuntura financeira que se nos apresenta, fica mais fácil vencer barreiras internas que nos dificultava quebrar paradigmas. Brevemente nossas Guarnições de Salvamento estarão equipadas adequadamente para o a busca e resgate com técnica e qualidade dignas de um Corpo de Bombeiros do século XXI.

O CESBOM nasceu com um propósito claro e essencial: facilitar a busca por informações relacionadas à profissão de bombeiro e defesa civil. Reconhecemos a importância vital dessas áreas profissionais para a segurança e proteção da sociedade brasileira, no entanto, também compreendemos as dificuldades enfrentadas pelos profissionais em encontrar recursos educacionais e materiais didáticos relevantes.

Publicação Relacionada

0 Comentários: