Nas últimas décadas, assistimos a um processo de conscientização em nível internacional para reduzir o número de mortes e lesões em acidentes de trânsito e minimizar as consequências que deles decorrem. Apesar dos esforços empreendidos para promover e disseminar programas de prevenção, os acidentes nas estradas continuam ocorrendo todos os dias.
Com o objetivo de dar um passo em frente na intervenção em situações tão dramáticas como os acidentes de viação, a Associação Profissional de Socorro em Acidentes de Trânsito (APRAT) desenvolveu o procedimento de trabalho estabelecido neste manual, com base nas mais recentes técnicas de resgate de vítimas em acidentes de viação.
O Procedimento Unificado para Resgate em Acidentes de Trânsito estabelece um sistema de trabalho coordenado e sequenciado para equipes de resgate promovido pela Organização Mundial de Resgate (WRO) em um ambiente seguro para vítimas e socorristas, bem como elementos de coordenação multidisciplinar com profissionais de saúde e segurança. Esse conjunto de diretrizes pode ser considerado uma ferramenta fundamental para a intervenção e gestão em situações críticas e oferecer aos cidadãos um atendimento diferenciado, eficiente e de qualidade no atendimento aos acidentes de trânsito.
Profissionais de diferentes serviços participaram da elaboração deste manual e foi coletada a experiência acumulada nas múltiplas atividades organizadas pela APRAT nos últimos quinze anos. A APRAT conta com profissionais com experiência comprovada em atendimento de emergência em nível nacional e colaborações com serviços em nível internacional como membro de primeiro nível da WRO desde 2008.
Da APRAT agradecemos o apoio recebido da Direção-Geral de Trânsito para a divulgação deste manual e esperamos que seja de auxílio a todos os profissionais envolvidos na assistência a acidentes de viação.
0 Comentários: