Atendimento Pré-Hospitalar - APH (CBMDF)

Todo trabalho traz em si a sua história, em cada parte dele sempre existirá aquele primeiro entusiasmo da iniciativa, um singelo início que pede para chegar aos confins mais altos das nossas expectativas, do resultado que ansiamos com esforço, dedicação e persistência, marcados no árduo, porém prazeroso, caminho da construção de um projeto. É essa a história deste livro. 

Um Manual feito a doze mãos para chegar a quiçá quantas outras mãos e, principalmente, consciências. A idéia de reunir e padronizar os procedimentos a serem tomados no atendimento pré-hospitalar já existe há tempos em nossa Corporação e, felizmente, tornou-se uma realidade quando uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal iniciou um extenso trabalho de pesquisa, apoiado pela busca da atualização de materiais já existentes, aliados às fontes da doutrina médica contemporânea, de modo a viabilizar um Manual que atendesse às exigências de um curso de especialização em atendimento e resgate e que fosse, principalmente, passível de uma consulta prática e de um entendimento objetivo. 

Dedicamos este livro, sobretudo, aos socorristas. É na situação de emergência que os socorristas possuem a maior oportunidade de atenuar o sofrimento humano, seja no local do acidente, ou quando alguém fica debilitado subitamente. Com treinamento, experiência e materiais adequados, o socorrista é a pessoa mais valiosa fora do hospital, capaz de administrar, com eficiência, os cuidados básicos, evitando ou diminuindo as complicações que poderiam prolongar a recuperação ou resultar em maior incapacidade para o paciente.

O CESBOM nasceu com um propósito claro e essencial: facilitar a busca por informações relacionadas à profissão de bombeiro e defesa civil. Reconhecemos a importância vital dessas áreas profissionais para a segurança e proteção da sociedade brasileira, no entanto, também compreendemos as dificuldades enfrentadas pelos profissionais em encontrar recursos educacionais e materiais didáticos relevantes.

Publicação Relacionada

0 Comentários: