Boletim Técnico Profissional - Busca e Salvamento

O 3º Batalhão de Busca e Salvamento/Aviação Operacional – 3º BBS/AvOp desde a sua criação em 1996, então ostentando o nome de Serviço de Resgate e Transporte Aeromédico, assumiu de forma independente a atividade aérea, tendo a responsabilidade de empregar o seu mais novo vetor aéreo, à época a aeronave Resgate 01 (acidentada no ano de 2007) modelo Esquilo AS 350 BA. Em resposta à demanda crescente da população do Distrito Federal o 3º BBS/AvOp teve que elaborar uma doutrina de emprego do meio aéreo, a fim de atender as necessidades impostas nas mais variadas missões do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF.

Com o passar dos anos sentiu-se a necessidade de aquisição de um helicóptero mais moderno, com maior capacidade de cabine, maior potência e equipamentos que pudessem atender melhor a gama de missões do CBMDF. Sendo então adquirida no ano de 2005, a aeronave tipo helicóptero, modelo EC 135 T2, batizada de Resgate 03, dotada de dois motores à reação (turbinas), farol de busca, corta-cabos, rotor de cauda protegido tipo fenestron, capacidade de voo por instrumentos e interior da cabine traseira aeromédica com suporte avançado de vida. Esta aeronave pode ser configurada para o transporte de até dois pacientes acomodados em macas ou para transporte de tropa com capacidade de seis ocupantes mais dois pilotos. Em qualquer dessas configurações essa aeronave sofria uma limitação no que se refere às missões de resgate em locais de difícil acesso pela técnica de Rapel e McGuire, devido à falta de pontos de ancoragem no helicóptero que não permite fazer as amarrações dos cabos de salvamento.

O CESBOM nasceu com um propósito claro e essencial: facilitar a busca por informações relacionadas à profissão de bombeiro e defesa civil. Reconhecemos a importância vital dessas áreas profissionais para a segurança e proteção da sociedade brasileira, no entanto, também compreendemos as dificuldades enfrentadas pelos profissionais em encontrar recursos educacionais e materiais didáticos relevantes.

Publicação Relacionada

0 Comentários: