Este documento de trabalho reúne os principais aspetos técnicos relacionados com a utilização da motosserra, que todos os operadores devem conhecer para um trabalho eficaz e seguro no combate aos incêndios florestais. Seu conteúdo também é um complemento aos assuntos sobre o tema que são abordados nos treinamentos que cada Corpo de Bombeiros da CONAF realiza.
Este documento atualiza publicações anteriores sobre a motosserra e recolhe novos contributos relacionados com a operação no combate aos incêndios florestais. Sua principal base é o Manual da Motosserra elaborado em meados da década de 1980 pelo Centro Nacional de Formação Florestal (CENACAF), entidade que a CONAF administrou até 1997.
Além disso, foram incorporados conhecimentos práticos elaborados por pessoal da CONAF de regiões especialistas no assunto, incluindo os Srs. Manuel Vergara Espinoza e Pedro Benítez Oses, complementados por contribuições adicionais dos Srs. Hugo Álvarez Mancilla e Josué Mellado Ulloa. Além disso, foram considerados alguns aspectos técnicos incorporados nos Manuais de Segurança da Motosserra elaborados pelo Governo de Navarra e pela Junta de Extremadura, da Espanha; o manual elaborado por Timo A. Heikkila para o Projeto CEMAPIF (Guatemala); e manuais técnicos da fábrica de motosserras Stihl. Todo esse material foi encomendado e editado no Departamento de Desenvolvimento e Padronização, Seção de Treinamento, como atualização e contribuição para o treinamento e conhecimento do pessoal do Programa de Manejo do Fogo.
0 Comentários: