Este manual surge da necessidade de se ter uma metodologia comum que unifique critérios e ajude os serviços participantes de um dispositivo de busca a trabalhar de forma eficaz e eficiente, a fim de otimizar os recursos disponíveis. Gostaríamos de agradecer à associação SOSDESAPARECIDOS pelo apoio a esta iniciativa e pelo seu trabalho incansável na promoção da solidariedade cidadã, ajudando a divulgar alertas de pessoas desaparecidas, tarefa de vital importância para a adequada resolução dos incidentes que ocorrem. Reconhecer também o seu trabalho de informação, ajuda e aconselhamento de pessoas que procuram um familiar desaparecido, canalizar denúncias sobre desaparecimentos para instituições e organizações públicas e privadas e promover acordos de colaboração por voluntários associativos individuais e coletivos.
Agradecer ao Governo de Navarra-Nafarroako Gobernua e ao Corpo de Bombeiros de Navarra Nafarroako suhiltzaileak pela sua colaboração e empenho em posicionar esta Comunidade Autónoma como uma referência em busca e salvamento, materializada na edição deste manual e refletida no esforço feito para melhorar os protocolos de busca, formação e gestão de todo o pessoal envolvido, tanto profissional como voluntário, o fornecimento do material necessário e o seu compromisso com a criação de um Grupo Técnico de Salvamento no âmbito do Corpo de Bombeiros.
Gostaríamos também de agradecer aos diferentes serviços que compõem uma operação de busca e salvamento pelas ideias que contribuíram. Também gostaríamos de expressar nossa gratidão ao astro signatário e um dos coordenadores deste manual, o Professor Robert J. Koester, carinhosamente conhecido como "Professor Resgate", uma eminência reconhecida internacionalmente. Robert é o gerente do maior banco de dados internacional de incidentes de busca e resgate (ISRID), que atualmente tem registros de 150.000 incidentes de busca.
0 Comentários: